A Associação Objetivo de Ensino Superior – ASSOBES, pessoa jurídica de direito privado com sede na Av. T-02, 1993, Setor Bueno, Goiânia, Estado de Goiás, cadastrada no CNPJ sob o n.º 01.711.282/0001-06, é uma entidade mantenedora sem fins lucrativos que fez seu ingresso na educação superior em 1986.
A partir de janeiro de 2019, foi aprovada a transformação do tipo jurídico da ASSOBES de associação sem fins lucrativos para Sociedade Simples Limitada sob a denominação de ASSOBES - ENSINO SUPERIOR LTDA.
Com a transformação, a ASSOBES passou à categoria administrativa de mantenedora com fins lucrativos. A SERES/MEC já efetuou a alteração no cadastro do sistema e-MEC.
O Instituto Macapá de Ensino Superior – IMES, ora denominado Faculdade de Ensino Superior da Amazônia – FESAM, conforme Portaria SESu/MEC nº 738, publicada no DOU em 18/06/10, com endereço de funcionamento situado na Avenida José Tupinambá, 1.202, Bairro Laguinho, em Macapá, Estado do Amapá, foi credenciado pela Portaria nº 405, publicada no DOU em 03/02/06 seu recredenciamento foi publicado pela Portaria 796 publicada no DOU em 07/08/15 e oferece os seguintes cursos de graduação: Administração, autorizado pela Portaria nº487, publicada no DOU em 09/02/2006 e reconhecido pela Portaria nº 217, publicada no DOU em 06/11/12; Ciências Contábeis, autorizado pela Portaria nº408, publicada no DOU em 02/02/2006 reconhecido pela Portaria nº 215, publicada no DOU em 06/11/12; Comunicação Social, autorizado pela Portaria nº 406, publicada no DOU em 03/02/06; Turismo, autorizado pela Portaria nº 407, publicada no DOU em 03/02/06.
A concepção do Projeto Institucional da FESAM surge das necessidades e demandas da região de forma a construir e desenvolver uma massa crítica de profissionais que promovam a sustentabilidade local e sedimentem os fatores sociais, culturais, políticos e econômicos como valores fundamentais para o fortalecimento integrado da cidade de Macapá e de suas áreas de influência.
Os cursos e os programas oferecidos pela FESAM, mediante seus projetos pedagógicos específicos, serão organizados de modo a propiciar aos profissionais em formação conhecimentos e habilidades capazes de permitir- lhes:
Ao definir a qualidade e a atualização da formação como objetivo central da proposta para o ensino de graduação, a FESAM tem por finalidade a construção de processo coletivo de articulação de ações voltadas para a formação competente do profissional que pretende se graduar. Nessa direção, torna-se imprescindível a interação da instituição com a comunidade e os segmentos organizados da sociedade civil como expressão da qualidade social desejada para o cidadão a ser formado como profissional.
A política definida pela Instituição para as questões sociais visa promover ações que permitam melhorar a qualidade de vida da população da região e modificar a educação e a cultura. A missão da Instituição inclui preparação para a liderança e acompanhamento de profundas e densas mudanças induzidas pelo avanço tecnológico e pelas novas concepções de vida dele emergentes.
A FESAM tem o compromisso de cooperar com o processo de desenvolvimento regional sustentável, uma vez que proporcionará aos seus alunos instrumentos técnico-científicos relevantes em seus cursos, que são úteis e básicos à elaboração de políticas públicas. A interação dos conteúdos com aspectos inerentes às questões sociais, jurídicas e ambientais, exigidas no mundo atual, possibilitará a formação de recursos humanos capazes de atuar em prol do desenvolvimento social, cultural e econômico sustentado.
No âmbito administrativo, é preciso levar em conta as novas tecnologias de gestão propostas, que têm como mote principal – além da utilização dos modernos meios de comunicação para economizar etapas e fazer fluir mais livremente o fluxo de processos organizacionais – a primazia do mérito e da qualidade acadêmica, fatores indispensáveis para se alcançar os mais altos níveis da inteligência criativa e a elaboração de novas metodologias para a abordagem de problemas tangíveis e reais da sociedade organizada.
A estrutura que se pretende implantar nessa era informacional, com a utilização dessas novas tecnologias gerenciais, abrirá espaços nos quais há possibilidades concretas de libertação das grandes patologias organizacionais: o normatismo, o burocratismo e o corporativismo, tão presentes na vida acadêmica. Essas patologias cederão e tenderão a desaparecer diante dos recursos das tecnologias virtuais, da flexibilidade orgânica e da descentralização do poder.
A FESAM possui uma política de expansão coerente com o atual estágio e perspectivas de desenvolvimento da região de Macapá.
Finalmente, resta afirmar que o Faculdade de Ensino Superior da Amazônia - FESAM adota políticas direcionadas para o desenvolvimento de estudos de situações reais e específicas para a melhor compreensão das condições de vida das comunidades abrangidas pela ação da instituição.
Afinal, é premente na Instituição a preocupação de ministrar e desenvolver os conhecimentos e práticas necessárias para que os seus egressos tenham condições de atuar com competência nas empresas que escolherem em igualdade de condições com concorrentes de quaisquer regiões.