FESAM - Faculdade de Ensino Superior da Amazônia

Esqueci minha senha | Como acessar

Estágio

“O Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. Ele integra o itinerário formativo do aluno e faz parte do projeto pedagógico do curso” (art. 1º e seu § 1º da Lei 11.788/2008).
É regido pela Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e pode ser oferecido nas seguintes modalidades:

  • Estágio obrigatório: é aquele definido como obrigatório no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma (§ 1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).
  • Estágio não obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, e parte do projeto pedagógico do curso (§ 2º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

O estudante pode estagiar até dois anos, na mesma concedente, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência (art. 11 da Lei nº 11.788/2008). No caso do estágio não obrigatório é compulsória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada no Termo de Compromisso de Estágio. Somente no caso de estágio obrigatório é que a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação é facultativa (art. 12 da Lei 11.788/2008).
Obs1. Só estão aptos a realizar estágios, os estudantes devidamente matriculados e frequentando regularmente seu curso.
Obs2. Os estágios obrigatórios e não obrigatórios não caracterizam vínculo empregatício desde que observados os seguintes requisitos legais:
I- matrícula e frequência regular do educando público-alvo da lei;
II - celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino;
III - compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso (art. 3º, incisos I, II e III da Lei nº 11.788/2008).

Dicas para ser um bom profissional

Responda a pergunta: “Como posso estar mais realizado profissionalmente daqui a dois, cinco ou dez anos?”

  1. Não tente ser melhor que os outros.
    Seja o melhor que você pode ser.
  2. Tenha cuidado na hora de estabelecer metas.
    Estabelecer metas pensando em ser melhor do que seus colegas de trabalho pode ser uma pegadinha. Por que não treinar o espanhol ou alemão se você não tem facilidade para o inglês?
  3. Invista no autoconhecimento.
    A parte mais importante, desafiante e constante no desenvolvimento profissional é conhecer a si mesmo, ter conhecimento dos seus talentos e dos seus valores.
    Caso contrário, o profissional poderá cair em armadilhas quando se executa um trabalho que demanda pouco dos pontos fortes e muito dos pontos fracos. Outros riscos da falta de conhecimento próprio são a perda de foco e a visão limitada das possibilidades.
  4. Explore novas oportunidades.
    Procure explorar novas tendências e oportunidades que estejam alinhadas com seus objetivos, pois o seu caminho pode estar fora do organograma da sua empresa.
  5. Determine objetivos que dependam somente de você.
    É imprescindível ter metas definidas com prazos para serem alcançadas. Tome cuidado ao definir metas que possam depender de terceiros.
  6. Foque na ação para alcançar a realização.
    Os objetivos definidos serão possivelmente alcançados quando você traçar um plano de ação consistente.
    Crie “mini metas” para serem alcançadas e especifique quais serão os indicadores de sucesso. Para isso, responda a pergunta: Como saberei que estou alcançando meus objetivos na carreira?
  7. Trabalhe o seu espírito de equipe.
    Se você é uma pessoa que costuma trazer toda a responsabilidade pra si ou simplesmente não assumir nenhuma, você está na área de risco.
    Uma das coisas mais importantes hoje é manter o espírito de equipe, saber que você faz parte de um todo e está trabalhando para que a empresa atinja suas metas.
  8. Monitore, comemore e mude se for preciso.
    Reavalie o seu plano de carreira constantemente, verificando se os indicadores estão sendo alcançados e, em caso positivo, comemore.
    Esteja aberto aos resultados e, se for preciso, ajuste as ações para que elas lhe tragam mais resultados positivos.

FESAM – Faculdade de Ensino Superior da Amazônia
Av. José Tupinambá (Antiga Nações Unidas), 1.202 - Laguinho - Macapá/AP
Tel.: (96) 3223-7627